Questão:
Qual é o melhor método para capturar uma cepa de levedura selvagem para fabricação caseira?
user61
2010-11-09 18:00:14 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Estou interessado em aprender a fazer cerveja usando fermento selvagem, mas me pergunto qual é o melhor método para capturar uma cepa que produziria bons resultados em cerveja caseira. E, claro, como garantir que ele vença todos os outros microrganismos selvagens.

Não há necessidade de explicar como mantê-lo funcionando, pois isso não deve ser diferente do fermento comprado na loja.

Já assei pão com fermento selvagem antes, mas uma coisa que aprendi é que ele azeda logo, o que não é algo que você quer em bebidas.

Observe que esta não é uma questão subjetiva, o melhor método é aquele que obtém a pontuação mais baixa nos seguintes benchmarks:

  • Disponibilidade de ingredientes (0 Ar - Caverna belga 10) * Onde quer que a caverna esteja, presumimos que o juiz mora do outro lado do planeta
  • Facilidade de cultura (0 Pote - Equipamento de laboratório 10)
  • Dedicação (0 Deixa pra lá - Mexa a cada minuto por duas semanas 10)
Boa pergunta. De que adianta sobreviver a um apocalipse zumbi se você não consegue uma bebida decente?
O melhor lugar para caçar leveduras interessantes é a Barba de John Maier.
Eu tenho uma pergunta sobre isso porque atualmente estou trabalhando no uso de Saccharomyces cerevisiae de matéria-prima local na produção de cerveja. Como posso diferenciar Sacch. de pão e de cerveja? Ambos são do mesmo spp, mas o do pão produz mais óxido de carbono iv e não é bom para a fabricação de cerveja. Existe alguma coisa que eu possa fazer aqui, seja por método cultural ou de enriquecimento, para isolar apenas a levedura de cerveja. Preciso da tua ajuda. Meu e-mail: linuschukwuma10@gmail.com Meu celular: +2348066233694
Oi Linus. Eu sugiro que você faça isso como uma nova pergunta. Da mesma forma, você deve esperar respostas por meio deste site e pode não querer publicar seu e-mail e número de telefone em um fórum público.
Trzy respostas:
Matt Utley
2010-11-10 05:24:21 UTC
view on stackexchange narkive permalink

É um pouco complicado, mas fiz com bons resultados. A coisa mais difícil de fazer é separar o fermento de quaisquer outros bolores silvestres.

O que você precisa.

  1. Frutas silvestres. Eu tenho um pessegueiro e uma ameixeira, então funcionou bem para mim.
  2. 2 libras. DME
  3. Gelatina
  4. 3 Pratos de Petri
  5. Lúpulo
  6. Frasco cônico com câmara de descompressão

Pegue 1 quilo do DME e dissolva em água morna. Você está mirando para uma gravidade de 1.020 e um IBU de cerca de 20. Adicione lúpulo e ferva. Coe em frasco cônico. Cubra imediatamente e deixe esfriar.

Lave e desinfete as mãos o melhor possível. Retire a casca de qualquer fruta que estiver usando e coloque no frasco. Anexe a eclusa de ar e muito menos. Em cerca de 3 dias você deve começar a ver a fermentação. O lúpulo ajuda a inibir o crescimento bacteriano e você deve obter principalmente saccharomyces (levedura de cerveja).

Com suas placas de Petri, você deve pegar o resto do DME e da gelatina e fazer uma placa de ágar. Agar agar funciona melhor, mas você pode usar sua gelatina. E obviamente o DME é usado no lugar do açúcar.

Pegue um pouco da levedura que começou a se depositar em seu frasco cônico e passe uma agulha em suas placas de ágar. Após alguns dias, você será capaz de identificar crescimentos individuais. Estas são colônias de células individuais. Isso torna mais fácil separar seus saccharomyces de qualquer outra bactéria estranha.

A partir daqui, você remove suavemente a cultura do ágar ágar e faz pequenos iniciadores. Normalmente, pego duas ou três das culturas que encontro e preparo com elas. Comece pequeno e aumente a partir daí. Eu normalmente faço três a quatro entradas em etapas graduais antes de ter uma cultura que está pronta para ser lançada na cerveja.

Nesta resposta, por exemplo, há lúpulo que é um ingrediente fácil de comprar na maioria dos países, mas não cresce selvagem na maioria dos lugares. Ainda assim como é usado aqui por suas propriedades antibacterianas, pode ter substitutos locais. E para cerveja você está usando lúpulo de qualquer maneira. As placas de Petri são relativamente fáceis de conseguir, mas ninguém as tem em casa e um bom meio de cultura é um pouco mais difícil.
J Wynia
2010-11-10 01:03:19 UTC
view on stackexchange narkive permalink

O lugar mais óbvio para reunir leveduras selvagens de forma consistente para mim é na superfície de frutas colhidas frescas. Compre algumas maçãs sem cera (ou seja, não as do supermercado típico), amasse, adicione um pouco de água e você terá um banquete de fermento.

Isso é basicamente o que é selvagem cidra fermentada e eu tenho um lote de cidra recém-prensada que estou deixando fermentar usando o fermento selvagem das maçãs. Estou planejando colher essa levedura e cultivá-la para ver o que consigo.

Eu realmente não recomendo isso. Fruta de uma mercearia tem Deus sabe o que Deus sabe onde. Ao usar levedura selvagem, escolha o local.
Umm. Eu disse especificamente * não * os que estavam no supermercado.
Não me parece que você obteria "colônias de células individuais" com seu método sem o uso de um microscópio ou de uma lavagem com ácido. Você pode me ajudar a entender por que eu não poderia simplesmente usar o fermento das cascas de frutas em fermentação
Rick
2013-08-29 21:59:43 UTC
view on stackexchange narkive permalink

O método que usei com sucesso é ir colher algumas frutas silvestres (maçãs) que não foram pulverizadas e jogá-las no mosto (sem lavar). Depois de lavadas com o mosto, retire as maçãs e observe o crescimento do fermento.



Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 2.0 sob a qual é distribuído.
Loading...