Questão:
A radiação cósmica é uma preocupação para uma passageira grávida de avião?
pixelfreak
2011-07-19 04:13:30 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Li em algum lugar que você fica exposto a uma quantidade não desprezível de radiação do sol quando viaja de avião. Isso afetaria o DNA frágil de um feto ?!

Quatro respostas:
Torben Gundtofte-Bruun
2011-07-19 12:51:02 UTC
view on stackexchange narkive permalink

A menos que você seja tripulante de voo, passageiro frequente ou haja uma tempestade solar, a radiação não é um problema significativo. A radiação vem do espaço em geral e não significativamente do sol, portanto, um voo noturno tem praticamente o mesmo nível de radiação.

Os médicos podem garantir às mulheres grávidas que estão preocupadas com os riscos da radiação durante o voo que, para viagens casuais em condições solares normais, o risco de danos diretos de a radiação cósmica é insignificante. ... Os limites de dose [com base nas tabelas de risco geradas pela FAA] são definidos bem abaixo dos níveis em que o dano real foi demonstrado.

fonte: Exposição à radiação durante a gravidez (PDF), American College of Obstetricians and Gynecologists.

Esta página contém o melhor Q&A sobre questões de radiação em vôo que encontrei. (Resumo: geralmente é seguro.)

Você pode usar esta calculadora online para determinar quanta radiação seu vôo traria. Para lhe dar uma perspectiva, este gráfico ( aqui está outro) mostra que um voo pelos EUA traz apenas 40 microsievert, o que é um 25º do limite anual recomendado pela EPA , ou apenas algumas vezes mais do que o equivalente a um dia de radiação de fundo no solo. Portanto, se você voar 25 vezes por ano, ainda estará dentro dos limites de segurança.

Exceção de segurança notável:

Os níveis de radiação podem ser muito maiores durante as erupções solares - explosões de radiação eletromagnética causadas por distúrbios na atmosfera do sol . Felizmente, as explosões solares são raras e duram pouco tempo. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional publica alertas de tempestade de radiação solar em seu site. Alguns especialistas recomendam que mulheres grávidas verifiquem o local antes de voar e considerem adiar a viagem por um ou dois dias se houver previsão de tempestade.

fonte: babycenter.com

Mas mesmo as explosões solares não são tão perigosas, de acordo com o Q&A página com link acima:

Algumas medições estimaram exposições em 100 vezes a exposição normal durante o vôo, o que colocaria sua exposição na faixa de uma exposição de baixo nível de muitos procedimentos radiológicos de diagnóstico. Mesmo essa exposição não aumentaria seu risco de defeitos de nascimento ou aborto, que é de 3% para defeitos de nascimento e 15% de aborto para todas as mulheres saudáveis ​​no início da gravidez.

Kibbee
2011-07-25 05:36:00 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Este gráfico de radiação, embora não seja feito por cientistas, pode ajudá-lo a entender quanta radiação pode vir de várias fontes. Observe que um vôo de avião está na primeira seção. Tem muitos quadrados, o que o torna assustador. No entanto, você notará na segunda seção que "morar em um prédio de tijolo, pedra ou concreto por um ano fornece quase o dobro da radiação de uma viagem de avião. E milhões (bilhões?) De pessoas vivem em prédios de concreto e não tenham problemas para produzir crianças saudáveis. Espero que isso ajude você a ficar à vontade.

Esse é um gráfico muito interessante! +1 Obrigado! Agora estou curioso para saber por que tijolo / concreto vazaria radiação.
A isenção de responsabilidade me deixa louco: "Se você está baseando os procedimentos de segurança contra radiação em uma imagem PNG da Internet e as coisas dão errado, você não pode culpar ninguém além de si mesmo."
Os tijolos contêm pequenas quantidades de elementos radioativos encontrados naturalmente em toda a Terra. Cercar-se deles, como em uma casa, aumenta ligeiramente sua exposição.
A declaração de que isso não é feito por cientistas é enganosa. O gráfico foi feito usando a ciência disponível sobre doses de radiação, no entanto, o gráfico não passou por um processo formal de revisão científica por pares.
user420
2011-07-19 04:41:34 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Para quantidades razoáveis ​​de viagens aéreas, os níveis de radiação são muito baixos para serem uma preocupação (de acordo com a Clínica Mayo):

A diminuição da pressão do ar durante o voo pode ser ligeiramente reduza a quantidade de oxigênio no sangue, mas isso provavelmente não causará problemas se você for saudável. Da mesma forma, a exposição à radiação associada a viagens aéreas em grandes altitudes não é considerada problemática para a maioria dos viajantes a negócios ou lazer. No entanto, há uma ressalva para passageiros frequentes. Pilotos, comissários de bordo e outros que voam com frequência podem ser expostos a mais radiação do que é considerado seguro durante a gravidez. Se você precisa voar com frequência durante a gravidez, converse com seu médico. Ele ou ela pode limitar o seu tempo total de voo durante a gravidez.

Sempre verifique com seu médico antes de voar durante a gravidez. Muitos médicos aconselham as gestantes a não voar após 36 semanas.

Os riscos de aborto ou complicações relacionadas ao voo são menores entre as semanas 14 e 28. Durante o primeiro trimestre enjoos matinais e outros sintomas de gravidez pode tornar o voo particularmente desconfortável.

Hairy
2011-07-19 11:54:37 UTC
view on stackexchange narkive permalink

As companhias aéreas não permitem que você voe após um determinado valor, e isso varia de acordo com a companhia aérea. Nós tivemos um vôo cancelado com 34 semanas, então eu aconselho você a entrar em contato com a companhia aérea antes de reservar um vôo para qualquer lugar; os agentes de viagens não perguntarão se você está grávida.

A maioria dos estudos sobre gravidez e viagens aéreas foi feita com comissárias de bordo. Um estudo mostrou que houve um ligeiro aumento no aborto espontâneo no primeiro trimestre, mas isso foi para os comissários de bordo que trabalharam um número maior de horas.

Outros estudos estavam preocupados com a radiação durante o vôo. Isso também mostrou ter um ligeiro aumento nos problemas potenciais. No entanto, esses problemas estavam mais relacionados à duração do tempo no ar, à rota voada e a outros fenômenos de voo.

Há radiação minúscula no solo e ela desce quanto mais perto você está do mar -nível. Quando voando e o jato está navegando a 33.000 pés (10.000 metros), o nível de exposição à radiação é 35 vezes maior do que no nível do mar. É 64 vezes quando o jato atinge 39.000 pés (13.000 metros), altitudes de cruzeiro vistas em voos transcontinentais. Isso pode parecer alarmante, mas na verdade, para um passageiro ocasional, esse nível de exposição ainda é perfeitamente seguro.

Com muitas mulheres jovens trabalhando na indústria e muitas realmente voando durante esse período antes que algumas percebam durante a gravidez, é um tanto reconfortante que não haja nenhuma evidência científica real de que seus bebês sejam afetados adversamente. No entanto, na Europa, embora não nos Estados Unidos, a tripulação aérea é classificada como trabalhadores de radiação e seus níveis de exposição são monitorados.

Alguns outros pontos que encontrei:

• Evite voos excessivos. Embora não haja números rígidos e rápidos. Os comissários de bordo com as taxas de aborto mais altas voaram em média 74 horas por mês.

• A gravidez é uma condição trombogênica. O que isso significa é que, durante a gravidez, o risco de uma mulher desenvolver trombose aumenta. Isso é um fato estabelecido.

Este é um estudo científico sobre o assunto. Eu não li esta capa a capa, mas se você quiser fatos e números reais, tenho certeza que eles estariam aqui.

Exposição à radiação em voo durante o voo

Mas há um parágrafo no resumo que vale a pena observar:

Os médicos podem garantir às mulheres grávidas que estão preocupadas com os riscos de radiação durante o vôo que, para viagens casuais em condições normais condições solares, o risco de dano direto da radiação cósmica é insignificante. No entanto, durante alguns eventos de partículas energéticas solares, as taxas de dose em altitudes de aviões comerciais podem ser significativamente maiores do que o normal. Durante esses eventos raros, uma mulher grávida deve ser aconselhada a verificar o site do Centro Ambiental Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e considerar um breve adiamento de sua viagem até que o período de dose de pico tenha passado.

Uma observação final (e esta de mim mesma) é que, se você estiver grávida de gêmeos, ficaria preocupado em viajar em qualquer etapa das 30 semanas, pois eles nasceram antes. Apenas algo para ter em mente. Eu vôo bastante e minha esposa e filhos sempre me acompanham onde quer que eu esteja, sempre que podem. Ela voou muitas e muitas vezes grávida e, contanto que você tome os cuidados necessários (mais exercícios, mais líquidos, etc.), você vai se sair bem.

+1 por mencionar trombose. Dependendo de quão longe ela está, isso é algo com que o autor da pergunta deve se preocupar mais do que radiação.
Deve-se notar que as companhias aéreas não permitem que mulheres grávidas voem devido ao risco de o parto começar no meio do voo. Um pouso de emergência seria um custo significativo para a companhia aérea.


Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.
Loading...