Questão:
Pro Tools vs Logic ...
Colin Hunter
2010-05-02 23:01:36 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Olá a todos,

Estou procurando alguns conselhos sobre DAWs. Eu uso o Mac e usei exclusivamente o Logic Studio para o meu trabalho, o que, até agora, achei suficiente. Mas estou começando a me perguntar se devo investir no Pro Tools como meu DAW principal. Não posso comprar a versão full HD, mas estou procurando pelo Pro Tools M-Powered (já uso uma placa de som M Audio compatível). Geralmente estou desenvolvendo design de som para produções relativamente pequenas: edição, Foley (ADR quando necessário) e mixagem. Recentemente, estou trabalhando cada vez mais com agências de produção que produzem conteúdo online e publicidade para TV.

Então, minhas perguntas para vocês por aí são:

  • Você acha que o Pro Tools M-Powered é um investimento que vale a pena?
  • Se não for o Pro Ferramentas, quais DAWs você usa?
  • Qual é o DAW mais compatível para o nosso setor?
  • Existem vantagens óbvias em usar o Pro Tools versus Logic?

Eu sei que a maioria dos grandes estúdios está usando sistemas Pro Tools HD, mas estou trabalhando de forma independente e ainda não estou nesse nível. Pelo que posso ver, uma vantagem do Pro Tools é que todas as versões são compatíveis entre si, portanto, se eu executar o Pro Tools M Powered em meu sistema, posso abrir meu projeto no sistema HD de outro estúdio, se necessário.

Qualquer feedback será apreciado.

Agradecemos antecipadamente.

Colin

Seis respostas:
Chuck Russom
2010-05-02 23:37:19 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Usei o Pro Tools TDM / HD por muitos anos. Quando me tornei freelance, comprei o Protools M-Powered para trabalhar com a minha interface M-Aaudio. Não roda nada como a versão HD. Tive uma série de problemas, muitos deles relacionados à interface e como o Pro Tools faz interface com ela. Tive problemas quando abri uma sessão e o Pro Tools me disse que a interface não suporta taxa de amostragem de 96K (sim, suporta!), Outras vezes disse que a interface não suporta taxa de amostragem de 48K (o quê! ?). Uma vez até me disse que não suporta 44.1K (WTF ?!). Direi que nem todos os drivers / interface M-Audio são criados iguais. O Profire 2626 parece muito menos problemático do que a série firewire mais antiga.

Além disso, você deve ter o DV Toolkit ou Total Production Toolkit se estiver postando. Boa sorte trabalhando com vídeo sem um desses. Se você realmente precisa do Pro Tools, o Pro Tools LE foi muito menos problemático do que o Pro Tools M-Powered para mim. Nunca tive problemas com o hardware / software funcionando bem junto com o LE. Mas, novamente, você precisa dos kits de ferramentas. Tive problemas ao abrir sessões de outras pessoas, então instalei um kit de ferramentas e a sessão foi aberta. Pode ter a ver com contagem de faixas ou alguma outra coisa vodu.

No final, mudei para Nuendo. Eu mantenho o equipamento M-Powered por perto para abrir sessões antigas ou sessões de outras pessoas. Se você puder, espere um pouco. Há rumores de que haverá uma grande mudança no Pro Tools em breve. O Pro Tools pode finalmente oferecer uma versão nativa sem problemas.

Obrigado pelo conselho Chuck! Os problemas que você experimentou com as diferentes versões do Pro Tools são exatamente o tipo de informação que procuro. Tenho experiência de uso do Nuendo e achei uma ferramenta muito útil. Mas é um investimento bastante caro para minha situação atual. Dito isso, o Pro Tools (LE ou M-Powered) com o DV Toolkit soma quase o mesmo custo! Acho que vou seguir seu conselho e esperar para ver o que acontece com o futuro lançamento do Pro Tools. Obrigado mais uma vez!
georgi
2010-05-03 00:56:41 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Eu uso as duas plataformas.

Se você planeja trabalhar para fotografar e trabalhar com outras pessoas, acho que você precisará do Pro Tools. O Pro Tools LE permitirá que você explore a plataforma sem investir uma grande soma. A outra alternativa comum, Nuendo, é cara desde o início.

No entanto, se você compõe uma música, talvez queira seguir o caminho lógico. Dos dois, o Logic chegou primeiro na composição baseada em computador. A PT ainda está à frente na edição de áudio e produtividade.

Comprei vários produtos da M-Audio ao longo dos anos e, embora os anteriores fossem ótimos, temo que suas últimas ofertas tenham me decepcionado em termos de qualidade e estabilidade. Com o M-Powered, você dependerá de uma interface M-Audio (ou um mixer da série Mackie Onyx!). Com o Pro Tools você estaria nas mãos da Digidesign / Avid (não necessariamente melhor, mas o caminho de suporte deveria ser mais curto).

Resumindo, há um benefício claro em investir na PT. Mas é provável que você fique perto do Logic também;)

Obrigado pelo conselho Georgi! Acho que você está certo em termos de LE em vez de M-Powered, não quero ficar preso ao M Audio para sempre. Em termos de trabalho com imagem, descobri que a janela flutuante de vídeo QT no Logic funciona muito bem. Também nunca tive problemas para importar arquivos omf e acho que o fluxo de trabalho é muito bom. Mas posso ver que ter PT e Logic pode ser uma coisa boa. Sei que geralmente se considera que o Logic é a escolha do músico e a PT a escolha da equipa de pós-produção mas parece-me que a cada lançamento os dois estão cada vez mais próximos ...
Bryan Jerden
2010-05-03 19:51:21 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Ei Colin. Eu apenas acrescentaria que Chuck está certo. Para trabalhar com os sistemas LE, você realmente precisa do kit de ferramentas DV. Eu uso PT HD e LE com os Toolkits - mas eles são caros e realmente não é uma boa hora para fazer esse investimento - porque os protools parecem que finalmente estão se tornando nativos. Eu também acrescentaria que sou um designer de som que adora usar lógica, mas muito do que faço não é baseado na realidade. Usar o Logic para um editorial tênue, na minha opinião, não é o ideal porque não é disso que trata o Logic. Mas o que muitas pessoas não percebem é que você pode sincronizar o Logic com as ferramentas profissionais e executá-lo como uma máquina sincronizada escrava (algo que eu faço com frequência). Isso lhe dá o poder de ter um editor de forma de onda poderoso (como o PT) e um sequenciador baseado em instrumento poderoso como o Logic. Portanto, nunca é realmente um ou outro. E, como Chuck, você pode querer experimentar o Nuendo. Na verdade, ele tem muitos recursos que eu gostaria que as ferramentas profissionais tivessem e é uma plataforma muito bem projetada.

No mundo do filme e do vídeo, o Pro-tools É o padrão da indústria. Mas é sobre o momento. Com o Pro-tools prestes a se tornar nativo, eu apenas recomendo que você espere. Existem muitas boas alternativas que podem amarrá-lo.

Estou muito interessado nos detalhes técnicos disso. Quantas máquinas? Quais interfaces? Qual (se houver) engrenagem externa. Slaving Logic to PT é muito corajoso em meu livro. Deve ser gratificante;)
Obrigado pelo conselho Bryan! Definitivamente parece que é melhor esperar e ver o que está acontecendo com os futuros lançamentos da PT antes de comprar qualquer coisa.
Matthew Freed Audio
2010-11-14 03:15:48 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Para mim, Protools M-Powered é como colocar um adesivo Porsche em um Yugo 79. Só porque diz "Protools", não significa que seja o mesmo que seu sistema completo. Eu uso o Nuendo há anos e acho que ele impressiona muito quando se trata de áudio para vídeo. Ambas as plataformas certamente têm seus prós e contras, mas acho que a lista de contras do Nuendo é muito mais curta. O custo inicial do software é um pouco menos de $ 2.000 aqui nos EUA, mas você ganha muito com esse dinheiro.

Os dois melhores programas no mundo profissional de áudio para vídeo são definitivamente Protools HD e Nuendo. A lógica é usada por muitos compositores musicais, mas não é usada em um nível profissional para ADR, Sound Design, mixagem completa, etc.

Se você está constantemente tendo sessões de e para outro estúdio, você terá um tempo mais tranquilo com Protools (a menos que você esteja apenas transferindo OMFs e AAFs). No entanto, se você for bastante autossuficiente e estiver ingerindo OMFs e AAFs e emitindo arquivos de mixagem, terá muito mais flexibilidade na plataforma que usar.

Pelo que vale, Protools foi, por muito tempo, uma plataforma de gravação e edição de música que mais tarde adicionou suporte a vídeo. Nuendo foi construído / programado especificamente para fazer áudio para vídeo.

Meus dois centavos.

Rob
2010-11-29 02:24:54 UTC
view on stackexchange narkive permalink

"Os dois melhores programas no mundo profissional de áudio para vídeo são definitivamente Protools HD e Nuendo. A lógica é usada por muitos compositores musicais, mas não é usada em um nível profissional para ADR, Sound Design, mixagem completa, etc. "

Discordo dessa afirmação. Eu sou um profissional de design de som E compositor de música, aproximadamente 50-50 música vs design de som neste momento. Eu tenho o Pro Tools M-Powered e o Logic 9, e embora eu use ambos dependendo do momento, eu definitivamente me apóio muito mais no Logic para música e design de som. Faço gravação e edição foley, ADR, mixagem completa, tudo em Logic e tudo perfeitamente. Ambos os aplicativos têm algumas vantagens em relação ao outro, mas posso fazer tudo com o Logic que preciso, geralmente mais rápido. Concedido com o PT9 agora você está livre para usar qualquer hardware que você escolher, mas o Logic ainda tem as 255 faixas, a opção de renderização offline OU online (venha Avid .....), para mim um fluxo de trabalho melhor e muito maior bang for the buck, e custa apenas $ 499 completo. Você não precisa pagar mais por um ótimo mixer surround e recursos de saída. É uma excelente ferramenta de design de som e lida muito bem com vídeos. Além disso, você pode personalizar as combinações de teclas ao seu gosto, o que não pode ser feito com o Pro Tools. Não tenho usado muito o Nuendo, mas minhas impressões iniciais foram boas, embora isso não me fizesse querer sair do Logic. Resumindo, encontre o aplicativo que se adapta às suas necessidades e vá em frente. É sempre uma boa ideia manter o Pro Tools disponível para quando você precisar ir para um estúdio maior, caso isso aconteça.

Nikos Chatzigeorgiadis
2010-11-13 18:58:12 UTC
view on stackexchange narkive permalink

pessoal, o que vocês acham do novo Wavelab 7 que vem para MACs também? Estou a utilizar o Logic Studio 9 e estou a pensar investir mais 550 euros na aquisição do Wavelab 7 também. Porque os Pro Tools SÃO o padrão da indústria agora, mas eles vêm caros com o material extra que você precisa comprar para ter um editor de onda decente!

Comprar o WaveLab apenas para as funções de edição de ondas é meio desnecessário. Mas é muito útil se você precisar fazer coisas de redbook.


Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 2.0 sob a qual é distribuído.
Loading...