Questão:
Como expressar a afirmação "Vamos concordar em discordar" de forma educada e mais eficaz?
Gauche
2017-06-30 12:12:17 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Na vida real ou mesmo na Internet, existem muitas ocorrências em que você não consegue concordar com a pessoa que está ao seu lado e deseja prosseguir na conversa sem concordar ou desistir. Eu costumava dizer isso:

"Vamos concordar em discordar."

No entanto, isso soa um pouco rude e às vezes o lado da oposição continua depois disso (especialmente nas discussões SE). Então, como posso transmitir "Vamos concordar em discordar" de uma forma mais educada e eficaz?

Quatro respostas:
John
2017-06-30 14:02:08 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Na verdade, não discorde (mais) e encerre o fio da conversa em favor de outra coisa.

Pode haver duas (ou mais) possibilidades para saber se a pessoa quer continuar falando.

Ela pode pensar que você não entendeu bem o que ele disse (ou o suficiente). Se ainda não o fez, simplesmente diga que você entende. Ou tire todas as dúvidas e resuma o que ele está tentando dizer. Você pode fazer isso sem indicar se concorda ou não com isso. Você está simplesmente declarando ou provando que entende o ponto deles.

Em segundo lugar, eles podem pensar que uma discussão contínua pode mudar sua mente. Você pode gerenciar isso não sendo a segunda pessoa na conversa. Fique em silêncio neste tópico de conversa (ou relaxe). Você pode mudar de assunto. Você pode optar por simplesmente se desculpar porque tem algo para fazer (como voltar ao trabalho, ir tomar uma bebida, ir ao banheiro).

Na minha opinião, o segredo é concluir a troca com muito tato ou simplesmente deixar de ser uma das partes na conversa.

Sou alguém que está totalmente à vontade para encerrar uma conversa dizendo "Vamos concordar em discordar". Não importa em enviar ou receber. Mas percebi que os outros não param depois que digo isso. Portanto, não há uma maneira simples de comunicar isso de forma verbal confiável? Visto que realmente tenho dificuldade em lidar com essas soluções não-verbais como a sua resposta propõe. Pode valer a pena perguntar novamente usando asperger ? Eu perguntei a mim mesmo o mesmo que OP muitas vezes, mas sinto que você deu uma boa resposta, que infelizmente não se aplica a mim.
@dhein Claro que você pode, desde que faça uma pergunta diferente - uma (na minha opinião) em que as mesmas respostas aqui não funcionariam como respostas para a sua pergunta. Mas, apenas como uma ideia, pode funcionar bem para você, fazendo o acima de alguma forma e, em seguida, simplesmente dizendo "Com todo o respeito, estou inclinado a discordar do seu ponto". Em seguida, embrulhe-o. Mas se isso não bastasse, por favor, peça mais ideias à comunidade maior aqui.
Gregory Avery-Weir
2017-06-30 21:42:52 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Declare a discordância subjacente e sugira a próxima ação.

Normalmente, quando você não consegue concordar em uma coisa pequena, é devido a alguma discordância mais fundamental. Por exemplo, você pode discordar em valores fundamentais, como quanto risco é aceitável ou se a doutrina religiosa deve ser usada como evidência. Você pode ter tido experiências diferentes, onde algo que funcionou para você no passado não funcionou para eles. Você pode estar tendo muitos problemas para comunicar seus pontos de vista e não conseguir encontrar uma maneira de consertá-los.

Qualquer que seja o problema subjacente, indique-o. Em seguida, sugira o que deseja fazer em vez de continuar a discussão. Talvez você possa simplesmente interromper a conversa e seguir em frente. Às vezes, no entanto, você deseja tomar uma decisão e precisa fazer um acordo, ou tem uma solicitação não atendida que iniciou a discussão. Faça uma sugestão para a próxima ação a ser executada e certifique-se de que não dependa da resolução do desacordo.

Alguns exemplos do que você pode dizer em várias situações:

  • "Parece que temos valores diferentes em relação a este tópico. Vamos conversar sobre outra coisa."
  • "Estamos tendo um desentendimento fundamental. Vamos deixar isso de lado."
  • "Parece que estamos tendo problemas de comunicação. Podemos deixar isso de lado agora e bater um papo novamente depois de pensar um pouco?"
  • "Parece que você teve menos sorte com essa abordagem do que eu. está disposto a me deixar tentar ou devo buscar ajuda em outro lugar? "
akaioi
2017-09-26 08:00:41 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Que tal algo como, "Este é um problema maior do que vamos resolver hoje; vamos prosseguir para [algo, felizmente qualquer outra coisa ]". Já usei isso antes e fiquei feliz com os resultados.

Outra coisa a considerar é se você está tentando encerrar a discussão para sempre ou apenas por enquanto. Quando você analisa o assunto, a maioria desses tipos de desacordos são construídos em cima de axiomas mantidos emocionalmente, que não são realmente passíveis de debate. Encerramos graciosamente muitos debates inúteis apontando quando meu coloquador [1] e eu realmente descobrimos quais desses axiomas sustentamos de maneira diferente. É quando você aperta a mão, tira o chapéu e segue em frente.

[1] A verificação ortográfica não acha que "coloquador" é uma palavra, mas caramba, deveria ser

GregJarm
2017-07-01 21:10:22 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Mesmo que eles não consigam seu acordo, as pessoas querem ser ouvidas. Eu sugiro que você diga a eles primeiro: "Eu ouvi e posso ver que isso é importante para você". Então, você pode reconhecer sua discordância, se quiser, mas eu diria por que isso é importante para eles, o que na verdade pode ser um ótimo lugar para encontrar um terreno comum.

Veja, por exemplo, as armas. A outra pessoa quer ter armas e você acha que elas não deveriam ser mantidas em casa. Quando você descobrir o porquê deles, verá que eles estão preocupados com a segurança de suas famílias, assim como você. Agora você pode concordar com um valor mais profundo e o desejo de possuir ou não armas é mais identificável. Você pode ver que essa discordância não é tão fundamental quanto você pensava, já que há um nível mais profundo ... algo mais fundamental e humano.

E você move a conversa em direção à conexão, ou uma possível conexão, por aprofundar os motivos pelos quais uma pessoa tem uma opinião ou ponto de vista específico.



Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.
Loading...