Questão:
Quando os arquitetos aprenderam a calcular a carga nos membros do edifício com precisão?
Mike
2014-10-31 07:17:34 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Por muitos anos, grandes edifícios com vãos impressionantes entre as colunas do edifício foram erguidos sem calcular precisamente a carga que as colunas, paredes e contrafortes teriam de suportar. A carga em um edifício é um cálculo complexo que leva em consideração o peso do telhado e a neve potencial, o tamanho e o espaçamento das colunas, como os membros do edifício são reforçados e, nos tempos modernos, as cargas de vento e as forças sísmicas.

Eu li que os arquitetos das catedrais góticas não eram capazes de calcular com precisão o tamanho e o número de colunas e arcobotantes de que precisavam para apoiar um determinado projeto. Eles trabalharam a partir da geometria, regras práticas e experiência anterior.

Em que ponto da história a matemática começou a tornar o projeto de construção mais previsível e infalível? Suspeito que em algum ponto as equações algébricas substituíram a geometria e que, após o advento do cálculo, o módulo de seção de várias formas começou a ser compreendido, mas não consigo encontrar informações sobre onde e quando essas coisas aconteceram. Uma boa resposta apontaria quais conceitos matemáticos foram usados ​​pela primeira vez com rigor no projeto estrutural e também quais edifícios notáveis ​​foram o resultado desse processo mais formalizado.

Eu ficaria curioso para saber se os antigos gregos e / ou romanos tinham alguma ideia matemática sobre arquitetura que valesse a pena mencionar. Tendo estado no [Pantheon] (http://en.wikipedia.org/wiki/Pantheon,_Rome) em Roma, eu me pergunto se eles teriam sido capazes de construir tal coisa sem cálculos sérios.
Trzy respostas:
user22
2014-11-01 02:00:51 UTC
view on stackexchange narkive permalink

O arquiteto romano, autor e engenheiro civil, Vitruvius escreveu 10 livros de arquitetura, De Architectura, o texto foi traduzido no Ebook do Projeto Gutenburg Vitruvius: Os Dez Livros de Arquitetura - embora não sejam necessariamente os primeiros a aplicar os princípios matemáticos à arquitetura, por exemplo, egípcios, maias etc.

No entanto, os romanos certamente tinham uma consistência em como suas estruturas (aquedutos , anfiteatros, etc.) foram construídos e resistiram a desastres, à modernização e ao próprio tempo. Uma citação pertinente em De Architectura está na seção Os Princípios Fundamentais da Arquitetura incluem:

A arquitetura depende da Ordem (em grego τἁξις), Arranjo (em grego διἁθεσις) , Eurythmy, Symmetry, Propriety, and Economy (em grego οἱκονομἱα).

Alguns pontos particulares são:

A ordem dá a devida medida aos membros de um trabalho considerado separadamente e concordância simétrica com as proporções do todo.

Gottfried William
2014-11-22 04:27:29 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Stevinus desenvolveu as regras básicas de equilíbrio de forças em estruturas no final dos anos 1500. Todas as primeiras edições de seus trabalhos estão disponíveis no google books e arquivo da internet, mas recomendo fortemente o resumo técnico com tradução que está em: MINM

Ou você pode dar uma olhada no primeiras edições, a maioria deles são livros curtos.

Um cuidado: os modelos matemáticos gerais detalhados de cargas para configurações de vigas de material são descobertos apenas mais tarde por Euler, de fato, e aqueles não descobertos foram desenvolvidos em seus forma confiável e moderna apenas no século XIX. Não há uma fonte única, mas muitos artigos diferentes publicados em periódicos do século 19.

Eu recomendo fortemente olhar para as notas históricas e referências que Clifford Truesdell incluiu em seus vários livros técnicos (e artigos mais longos, 1950-1970) na mecânica clássica. Eles têm quase todas as referências históricas (porque Truesdell pode e leu todas as fontes primárias nos idiomas originais).

Não é algo que se encaixa perfeitamente em uma postagem, exigindo um tratamento de extensão de revisão, mas existe completamente em Truesdell (terei que verificar qual de seus livros tem a lista mais concisa e a descrição das referências prioritárias em mecânica --- estou ansioso para uma edição).

Ellie Kesselman
2014-10-31 12:36:13 UTC
view on stackexchange narkive permalink

De Re Metallica foi escrito por Georges Agricola e publicado por volta de 1550. Foi escrito em latim e mantido disponível nas igrejas europeias. Os construtores (e leitores em geral) podiam acessar fisicamente o livro ali. Além disso, para aqueles que eram analfabetos ou não sabiam ler em latim, o padre ou diácono traduzia e lia a passagem solicitada quando necessário.

Os arquitetos podem ter sido capazes de calcular com precisão as cargas de construção antes de 1550. Depois de 1650 , tais questões se tornaram mais padronizadas devido à existência e acessibilidade do De Re Metallica .

Hmm, folheando o link para archive.org que você forneceu, parece que o livro é principalmente sobre técnicas de mineração e princípios de geologia. Não vejo onde isso toca na matemática do projeto estrutural.


Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.
Loading...