Questão:
Como comunicar uma doença mental não perigosa a outras pessoas?
user4548
2017-12-18 22:22:44 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Tenho um grave transtorno de pânico que geralmente se manifesta quando fico paralisado e tenho uma pseudo-convulsão que me faz parecer catatônico. Mesmo quando eu saio disso, fico mudo (mutismo seletivo).

Eu tomo remédios para reduzir a gravidade e estou vendo todos os médicos certos. Estou me cuidando e recebendo excelente atendimento médico.

Ocasionalmente, terei um desses episódios e as pessoas, compreensivelmente, fiquem chateadas com isso. Meu SO quer ser útil, mas não sabe o que fazer para me ajudar quando isso acontecer (felizmente, é raro, mas ainda acontece).

Como faço para comunicar que esses episódios são apenas enfatize que eu saio deles e que não há necessidade de assistência médica?

Isso é difícil para mim, pois o mutismo geralmente acontece nessas horas e eu não posso falar.

Alguma sugestão sobre como posso me comunicar antes e / ou durante um episódio?

NOTA: Nem sempre consigo perceber quando esses ataques estão acontecendo. Até tomei meu remédio antes do último, mas não demorou.

Editado para acrescentar: Quando posso me mexer de novo, posso escrever, mas o mutismo persiste por um tempo. Estou ciente e totalmente ciente do que está acontecendo, simplesmente não consigo me mover. Primeiro, tendo a recuperar o movimento do polegar, depois da mão e depois ele se espalha.

A comunicação escrita ou não verbal é uma opção durante o estágio de mutismo seletivo do episódio?
Durante os episódios, você é convincente? (Por exemplo, você pode gesticular, controlar as expressões faciais, etc?)
"Desligar e ter uma pseudo-convulsão que me faz parecer catatônico" não é meu entendimento da palavra convincente.
conhecedor @Paparazzi, mas o ponto foi levado de qualquer maneira.
Você sente que está chegando ou está sempre 'tarde demais' para sinalizar alguma coisa?
@JanDoggen Se eu sinto que está chegando, geralmente posso evitar. Eu direi "Eu preciso deitar." ou "Eu preciso ir sentar em algum lugar" e colocar tudo sob controle. Quando isso acontece, é porque não vejo isso chegando.
Trzy respostas:
Kendra
2017-12-18 22:36:24 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Num momento em que você não estiver tendo esses episódios, chame quem precisa saber de lado e explique o que é.

Por exemplo, com o seu SO, converse com eles sobre isso quando vocês dois tenha tempo livre e você não está tendo esse problema.

Comece mencionando que você sabe que eles querem ajudar e não tem certeza de como, depois explique (se ainda não o fez) qual é essa condição . Então, ou se você já tiver feito isso, estabeleça uma lista do que exatamente acontece (com o melhor de sua capacidade) e o que eles podem fazer para garantir que isso não se torne perigoso ( como bater a cabeça em alguma coisa, se possível).

Há alguma chance de que algo aconteça e esses ataques piorem em algum momento? Se houver, explique quais são os sinais de que você precisa de assistência médica, se os conhecer. Se você não os conhece ou não tem certeza se um deles pode terminar com a necessidade de uma viagem ao pronto-socorro, pergunte ao seu médico.

Certifique-se de que seu tom esteja (relativamente) relaxado enquanto discutir isso, para que você mostre que sabe que eles não são tão importantes quanto podem parecer.

Considere também uma discussão sobre o próprio estresse. Alguém, especialmente o seu SO, pode ter algumas ideias para tentar ajudar a remover um pouco do estresse de você, ou pode ser capaz de ver quando você está ficando muito estressado e tentar tomar medidas para ajudar, se possível.

Então, talvez descubra algum sinal que você possa dar no início de um desses ataques, se tiver tempo suficiente para isso. Por exemplo, dê um polegar para cima ou algo semelhante para indicar que você ficará bem durante o episódio.

Se você não puder fazer um sinal como esse bem no início de um episódio, pode ser impossível se comunicar de alguma forma durante o episódio. No entanto, você pode, após a sua discussão, apenas informar quem está presente e sabe que um episódio está prestes a começar para os momentos em que você os sentir chegando. Isso pelo menos lhes dará algum aviso sobre o que está para acontecer. Você também pode, como indicou que recupera o movimento dos polegares / mãos primeiro, fazer um sinal de positivo no final do episódio para indicar que ficará bem.

Dan Anderson
2017-12-19 04:04:04 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Acho que você precisará de estratégias diferentes para comunicar isso às pessoas que são próximas a você em vez de estranhos ou conhecidos casuais.

Para as pessoas próximas a você , como o seu SO,

1) Diga a eles o que você tem explique ( como você fez aqui) que você está recebendo ajuda e que, embora pareça assustador, não é prejudicial.

2) Explique o que acontece para que eles estejam preparados e não tão surpresos quando realmente acontece. Certifique-se de incluir quanto tempo eles podem esperar que você não consiga se mover e quanto tempo até você conseguir falar.

3) Dê a eles algo que eles possam fazer para ajudar. Por exemplo, peça ajuda para tirá-lo do caminho de outras pessoas (ou apenas impedir que outras pessoas pisem em você, o que quer que seja é melhor), sentado ao seu lado para lhe fazer companhia ou colocando um travesseiro sob a cabeça para deixá-lo confortável. Qualquer coisa realmente - se eles sentirem que estão fazendo algo útil, isso deve mitigar seus medos.

Seja específico e esteja preparado para responder a perguntas. Mesmo aqueles que o conhecem bem provavelmente terão alguns.

Para pessoas que você não conhece bem. Este é muito mais difícil, é melhor que eu consiga pensar, é usar uma etiqueta em algum lugar visível, que tenha grandes letras de um lado dizendo,

"Se eu desmaiar"

e no verso em letras menores, uma versão realmente curta de quanto tempo o ataque vai durar e o que as pessoas podem fazer para ajudar. Algo como

"Estou bem, geralmente dura entre x a y horas / minutos. Por favor, certifique-se de que ninguém pise em mim e eu acordarei em breve."

Se o mutismo persistir por muito tempo depois de você recuperar o movimento completo do corpo, você pode simplesmente escrever um agradecimento em seu telefone ou em um bloco de notas. Dizendo às pessoas "Obrigado, espero não ter assustado você, estou bem agora, poderei falar em xHours. Posso me ver em casa, no trabalho, etc.."

Com estranhos, é provável que alguém chame uma ambulância ou um médico de qualquer maneira ... Só para ficar no lado seguro. Ninguém quer ser o cara chamado no noticiário por verificar uma pessoa desmaiada e não pedir ajuda se algo realmente errado acontecer ... Caso contrário, concordo totalmente
Bom argumento de @Kendra:, mas levando uma nota escrita mais descritiva (a de Dan é um tanto vaga). Ajudaria os serviços de emergência quando chegarem a descobrir o que [não] fazer.
@Kendra ya tendo uma nota é de eficácia questionável. Mas quando você desmaia e não sabe quem estará por perto, é tudo o que você pode fazer.
kscherrer
2017-12-19 14:40:55 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Embora as outras respostas tenham alguns pontos positivos, eu gostaria de adicionar uma ou duas ideias. Eles não são IPS realmente, mas era muito longo comentar sobre uma resposta existente, então eu mesmo postei uma.

Se o seu SO ou outra pessoa a quem você já contou sobre a sua doença estiver por perto quando as convulsões acontecerem, você pode instruí-los a informar aos outros espectadores que está tudo bem e não há necessidade de mais ajuda (sem ambulância etc. .)
Isso significa que você deve preencher sua OA de antemão, em um momento em que estiver sozinho e não sofrer um ataque.

Se ninguém que você conhece estiver por perto, você pode ter uma pequena placa preparada que diz " Estou bem! Não é necessária ajuda. ". Você pode manter este sinal em um local de fácil acesso e colocá-lo ao seu lado antes que surjam ataques. É claro que isso só funciona se você tiver algum tempo para agir antes dos ataques recebidos. Dessa forma, qualquer espectador saberá que não deve chamar ajuda desnecessária como uma ambulância.



Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.
Loading...