Questão:
O que teria acontecido se Saruman tivesse obtido o Um Anel?
Kevin The Knight
2014-06-25 12:54:21 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Se o Exército Uruk enviado por Saruman tivesse capturado Frodo e passado o Um Anel para Saruman, o que Saruman teria feito com ele? Ele teria devolvido o Anel a Sauron ou teria ficado com o anel e contestado Sauron pelo poder sobre a Terra-média?

Será que Saruman seria capaz de derrotar Sauron com o poder do Um Anel?

Teria havido um filme a menos de Peter Jackson.
Quatro respostas:
user8719
2014-06-25 14:15:57 UTC
view on stackexchange narkive permalink

A carta 246 descreve um confronto hipotético entre um hipotético Gandalf portador do Anel e Sauron:

O confronto de Sauron sozinho, sem ajuda, eu para si não foi contemplado. Pode-se imaginar a cena em que Gandalf, digamos, foi colocado em tal posição. Seria um equilíbrio delicado. De um lado, a verdadeira lealdade do Anel a Sauron; por outro lado, força superior porque Sauron não estava realmente na posse, e talvez também porque estava enfraquecido por longa corrupção e dispêndio de vontade em dominar inferiores. Se Gandalf provasse ser o vencedor, o resultado teria sido para Sauron o mesmo que a destruição do Anel; para ele, teria sido destruído, tirado dele para sempre. Mas o Anel e todas as suas obras teriam durado. Teria sido o mestre no final.

No início da mesma carta, vemos exatamente como o Anel teria sido útil para um hipotético Saruman portador do Anel (ou qualquer outra pessoa, por esse assunto):

Sauron não teria temido o Anel! Era seu e estava sob sua vontade. Mesmo de longe ele teve um efeito sobre ele, para fazê-lo funcionar para que voltasse a si mesmo. Em sua presença real, ninguém, mas muito poucos de estatura igual poderiam ter esperado retê-lo dele.

Se Saruman tivesse tomado e reivindicado o Anel para si mesmo, Sauron estaria ciente disso imediatamente . Vemos isso acontecendo quando Frodo reivindica o Anel na Fenda da Perdição, e não há razão para pensar que seria diferente para Saruman.

O que acontecerá a seguir dependeria do próprio Sauron; se ele tentaria retomar o Anel imediatamente; se ele visitaria o próprio Saruman ou enviaria um servo inferior. Em qualquer caso, um confronto entre Saruman e Sauron parece não ser uma disputa tão acirrada como aquele entre Gandalf e Sauron descrito acima; Gandalf foi capaz de expulsar Saruman, então parece que Sauron teria mais facilmente a vantagem em tal competição.

Meu próprio sentimento é que, visto que leva tempo para aprender a dominar o Anel (também Carta 246), Sauron teria que fazer uma visita imediatamente e antes que Saruman tivesse tempo para alcançar este domínio. Não haveria necessidade de enviar um exército; esta teria sido uma competição um-a-um em Orthanc. A questão do que Saruman teria feito torna-se discutível, pois parece inevitável que Sauron teria sido o mais forte.

É interessante aqui que, uma vez que Sauron e Saruman eram originários de Maiar de Aule, eles podem ser esperados ter algum conhecimento um do outro e ter alguma ideia dos pontos fortes e fracos um do outro. Essa é uma informação que qualquer um poderia usar para inclinar a balança, mas talvez Saruman também tivesse consciência de que uma competição com Sauron era algo que ele não poderia ganhar? Ou talvez seu desejo de poder o tivesse cegado para isso? Provavelmente nunca saberemos.

Quando Gandalf voltou e se revelou a Aragorn, Gimli e Legolas em Fangorn, ele disse algo no sentido de "... de certa forma agora sou Saruman, mas você pode continuar me chamando de Gandalf." Pode ser que, se Saruman tivesse o Anel, ele se tornaria, à maneira de Maiar, Sauron da mesma maneira.
Como Sauron poderia derrotar Saruman, ou mesmo fazer uma visita se ele está desencarnado?
@Flamma - Sauron ** não ** está desencarnado: http://scifi.stackexchange.com/questions/27657
@JimmyShelter !!! Sempre pensei que Sauron carecia de forma física desde que ele perdeu o Anel!
@Flamma - esse é um daqueles itens do "Conhecimento de Tolkien" que parece ser uma suposição comum, mas na realidade não tem nenhuma base no que Tolkien realmente escreveu. Se você reler os livros (e ignorar os filmes), verá que não há nenhuma evidência de falta de forma física.
A principal coisa a se notar é que Sauron, na época da Guerra do Anel, não tinha a habilidade de assumir uma forma * justa *. Não há forma alguma.
@JimmyShelter Oh, eu acho melhor do que confiar em Jackson para o Conhecimento da Terra Média. Eu li essa coisa em um artigo muito antes do cinema. Mas não tenho link, pois o tempo já passou.
Eu não teria tanta certeza de que Sauron seria o vencedor, já que Saruman passou longos anos estudando a tradição dos anéis. Apesar de um final errático e fraco, por muito tempo ele foi um dos sábios, e por muito tempo desejou o anel; ele não poderia ter deixado de considerar a resposta de Sauron. Se ele julgou corretamente é outra questão, mas eu esperaria que fosse uma competição.
Esta resposta pode estar correta. Saruman cometeu outros erros grosseiros de cálculo - recusando-se a reconhecer o poder dos Ents, por exemplo, apesar de conhecer Barbárvore muito bem. Parece que seu excesso de confiança também causou sua queda no cânone.
Lembre-se de que, como Istari, os poderes de Saruman e Gandalf eram limitados ao uso de poder contra poder (não está claro se isso é auto-imposto, no entanto). Eles também estavam vestidos com corpos mortais com todas as suas propriedades. Sauron não estava operando sob tal restrição. Essas coisas têm que figurar em uma luta cara a cara.
@Fadecomic - não foi realmente aplicado. Gandalf "revela" algumas vezes no SdA, e Tolkien (curiosamente) o descreve em uma linguagem * incrivelmente * semelhante à sua descrição do Balrog. Existem algumas outras perguntas sobre isso neste SE; consulte, por exemplo, http://scifi.stackexchange.com/questions/48173 e http://scifi.stackexchange.com/questions/13403/#49580
Colin Robinson
2015-06-01 17:09:25 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Eu acho que Saruman teria mantido o Anel e usado seus poderes reais e simbólicos para competir com Sauron pelo controle da Terra-média construindo seu próprio império. Sauron então teria suspendido sua campanha contra Minas Tirith e, em vez disso, enviado seus exércitos para o noroeste, através de Rohan em direção a Isengard. Acho que não recebemos informações suficientes para dizer se Saruman ou Sauron teriam vencido a luta.

No capítulo "o Cavaleiro Branco" (SdA Livro 3, capítulo 5), logo depois A incursão de Ugluk foi derrotada, Gandalf dá uma análise detalhada dos motivos de Saruman e das preocupações de Sauron. Ele diz: "Mesmo considerado um senhor e capitão Saruman se tornou muito forte ... Saruman também tinha a intenção de capturar o Anel para si mesmo ... [Sauron] agora tem Isengard para temer, assim como Minas Tirith ..." A palavra "medo" parece importante aqui.

Depois de um comentário de Gimli, Gandalf adiciona: "Mas Isengard não pode lutar contra Mordor, a menos que Saruman obtenha primeiro o Anel. Isso ele nunca fará agora."

Saruman com o Anel presumivelmente teria tentado fazer o que Tolkien disse que Galadriel ou Gandalf poderiam ter feito, se eles sucumbiram à tentação de aceitar o Anel:

"eles teriam feito construiu um império com grandes generais absolutamente subservientes, exércitos e máquinas de guerra, até que pudessem desafiar Sauron e destruí-lo pela força. " (Carta 246)

Galadriel e Gandalf cada um tomou uma decisão consciente de não embarcar em tal curso; mas Saruman não teria hesitado. Ele já não era o senhor da guerra de um reino em crescimento, um comandante de orcs e homens?

Como o Anel pode ter ajudado Saruman em sua construção de império?

Tolkien diz na Carta 246 que o Anel não é apenas comparável a "uma arma devastadora" (que Frodo não sabe como usar), mas também a "um objeto de terror em seu culto religioso, pelo qual eles haviam sido condicionado a tratar aquele que o exercia com servilismo ". Por essas razões, Tolkien nos diz, os Nazgul (embora fossem poderosos) teriam hesitado em atacar Frodo diretamente, depois que Frodo finalmente reivindicou o Anel para si.

Assim, o poder do Anel é direto (como o poder de uma arma) e simbólico (como o poder de um objeto de culto). Tanto os aspectos diretos quanto os simbólicos poderiam ter ajudado Saruman a expandir seu império conquistando adeptos e assustando oponentes em potencial.

Eu sei que a Carta 246 diz que o próprio Sauron não temia o Anel, não teria hesitado em confrontar um Anel- empunhando Frodo, e poderia facilmente ter forçado Frodo a entregar o Anel. Mas existem diferenças importantes entre a posição de Saruman, se ele tivesse tomado o Anel em Isengard, e a posição de Frodo quando ele reivindicou o Anel em Mordor.

Frodo era um hobbit com um companheiro, no coração do reino de Sauron. Saruman era um mago e senhor da guerra, em uma fortaleza controlada por ele mesmo, guarnecida por orcs e homens, e separada de Mordor por regiões que não eram amigas de Sauron.

Quando Sauron pensou que Aragorn tinha o Anel, ele reagiu com uma ofensiva militar rápida. Na situação hipotética em que Sauron pensava, ou sabia, que Saruman tinha o Anel, acho que ele teria respondido de maneira semelhante. Forças de Mordor e Rhun teriam sido enviadas para abrir caminho através de Rohan, deixando Minas Tirith invicto ao sul.

Saruman seria capaz de derrotar Sauron? Não acho que temos informações suficientes para responder a isso com certeza. Não sabemos o suficiente sobre os poderes do Anel, nas mãos de um mago ambicioso - como ele pode ter funcionado como uma "arma devastadora" (Carta 246), como, como um símbolo, pode nas mãos de Saruman ter afetado Servos e vassalos de Sauron. Nem sabemos quanto tempo levaria para Saruman dominar os poderes do Anel.

Não acho que isso tornaria Saruman invencível e, afinal, ele ainda teria que lutar, por exemplo, com Barbárvore e os Ents, bem como com Sauron. Por outro lado, Sauron também não era invencível. Se ele seguisse a estratégia que mencionei, seus lutadores teriam que lidar com os agressivos Rohirrim e também correriam o risco de um ataque de flanco de Gondor, antes mesmo de chegar perto de Isengard.

Ronco60
2016-04-17 05:40:44 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Acho que o verdadeiro ponto foi esquecido. Mesmo se Saruman ganhasse essa batalha hipotética, seria irrelevante. Como ficou bem claro no Conselho de Elrond, enquanto o Anel existisse, Sauron não poderia ser totalmente destruído. Então, Ele faria o que fez após Sua derrota por Isildur. Seu Espírito continuaria em algum reino astral, e usaria Sua arma real: TEMPO. Ele é Maiar. Como os Valar, ele foi criado no início. Ninguém poderia compreender a duração de Sua existência. Então, o que são alguns milênios. Ele simplesmente esperaria e deixaria o Anel fazer o que foi feito para fazer. Quando tivesse a oportunidade, trairia seu portador e encontraria o caminho de volta para seu mestre.

Noah Oakenshield
2016-03-09 04:28:15 UTC
view on stackexchange narkive permalink

Se Saruman tivesse o anel e aprendesse a dominá-lo, ele poderia governar os exércitos e servos de Sauron, como diz em The Fellowship Of The Ring. Além disso, diz no livro que os Nazgul foram para Isengard exigindo notícias do anel e se Sauraman tivesse o anel, Sauraman disse que se eu tivesse o anel você se curvaria diante de mim e me chamaria de senhor, acho que Saruman teria vencido se capturasse o anel

"Saruman teria vencido se capturasse o anel" - Ganhou o quê?Seja específico e acrescente suas fontes, preferimos não ter especulações aqui.


Estas perguntas e respostas foram traduzidas automaticamente do idioma inglês.O conteúdo original está disponível em stackexchange, que agradecemos pela licença cc by-sa 3.0 sob a qual é distribuído.
Loading...